31 de agosto de 2011

Monstrinhos!

Se existe um tema que eu amo de paixão trabalhar são os monstros! Eles permitem que as crianças deixem de lado convenções estéticas e façam criaturas inusitadas e maravilhosas usando muita criatividade. Com os monstrinhos podemos trabalhar diversos segmentos artísticos como Surrealismo e Art Pop.
Durante uma insônia, procurando uma outra coisa, acabei encontrando um modelo fantástico dessas simpáticas formas, só que, sinceramente, esqueci de anotar qual foi o blog. Então, desculpe-me nobre colega educadora chamada Fabiana, sua ideia é fantástica, mas não tenho como colocar seu link aqui! Fiz com crianças de várias turmas que trabalho e todas se empolgaram, porque a atividade envolve além da criatividade a individualidade que nossos nomes, feitos à nossa maneira podem trazer. É simples, mas fica bem interessante!
Enquanto eu elaborava a atividade na sala dos Professores, minhas colegas ficaram curiosas e criei o monstrinho com o nome de cada uma delas.
Vejam o passo-a-passo que criei:

1 - Dobre uma folha ao meio e escreva seu nome bem grande;
2 - Recorte toda parte de cima;
3 - Abra e veja a figura que formou;
4 - Desenhe de maneira criativa para dar vida à sua criaturinha!

Como tenho somente 1 hora de aula com as crianças escrevi todos os nomes em folhas já dobradas, mas se você tem mais tempo é bem interessante deixar que façam todas as etapas sozinhos.

Faça um painel bem colorido com os monstrinhos de seus alunos, eles vão adorar!


30 de agosto de 2011

Folclore

O mês de Agosto vai terminando com um Mural bem bacana que montei em parceria com Danielle e Eva, professoras do 4º ano!
Os alunos pesquisaram e trouxeram as parlendas, adivinhas e mini-histórias do folclore para que ilustrássemos e decorássemos!
Ficou super bacana!
O painel inteiro!

Basta levantar a pergunta que aparece a resposta.







29 de agosto de 2011

Iniciando as atividades!

Desde 2006 trabalho realizando Oficinas de Teatro e Artes Visuais em uma escola pública da cidade onde moro. A cada dia que passa a E.M. São Cristóvão através da sua equipe de Direção e Corpo Docente apoia e incentiva essa atividade que se torna cada vez mais eficiente e divertida quando se trata de ensinar e aprender artes, os artistas e descobrir toda nossa capacidade do "fazer artístico". 
Agradeço às crianças que me respondem com tranquilidade, criatividade e generosidade as propostas enviadas, divertindo-se bastante e aprendendo razoavelmente!
Muito Obrigada!

A cada semana postarei uma atividade que já executei com meus pequenos para que sirvam de inspiração e pesquisas para colegas de trabalho, enquanto isso, fiquem com um texto fantástico de Gadotti que achei outro dia nesse marzão que é a Internet:
“A escola é um lugar bonito, um lugar cheio de vida, seja ela uma escola com todas as condições de trabalho, seja ela uma escola onde falta tudo. Mesmo faltando tudo, nela existe o essencial: gente. Professores e alunos, funcionários, diretores. Todos tentando fazer o que lhes parece melhor. Nem sempre eles têm êxito, mas estão sempre tentando. Por isso, precisamos falar mais e melhor de nossas escolas, de nossa educação.” 

Tenham todos uma ótima semana!